BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE PEIXE: APROVEITE AS DICAS DO NOSSO ESPECIALISTA

há um mar de publicidade e informações sobre suplementos com óleo de peixe, mas será que vale a pena experimentar? Com certeza. Descubra porque o óleo de peixe fantástico!

Se você já aderiu à busca por suplementos, certamente mergulhou no oceano de informações sobre o óleo de peixe. Este pequeno suplemento já causou impacto, mas será que realmente vale a pena mergulhar de cabeça neste mar?

Com certeza. Não há como negar, o óleo de peixe é simplesmente fantástico!

Sem trocadilhos, não há nada de ruim com esse incrível suplemento . Quer saber mais? Então lance seu anzol e fique atento à aula.

Ácidos graxos

O óleo de peixe contém ácidos graxos essenciais (EFAs) que demonstraram possuir um amplo leque de benefícios. Por serem os mais pesquisados e importantes, vamos nos concentrar em dois ácidos graxos ômega 3 essenciais: EPA e DHA.

Estes ácidos graxos são considerados "essenciais" porque são necessários ao nosso funcionamento adequado, mas não são produzidos por nosso organismo. Portanto, temos que obtê-los através dos alimentos e suplementos.

Embora haja inúmeros suplementos de EFA, como o óleo de linhaça e outros óleos, o óleo de peixe é uma das melhores fontes disponíveis.

Quem deve consumir o óleo de peixe?

Suplementos de óleo de peixe fornecem uma ampla variedade de benefícios à saúde. São extremamente úteis à população em geral e podem auxiliar a todos, de atletas a sedentários.

Fisiculturistas e atletas acham o óleo de peixe intrigante graças aos benefícios potenciais de composição corporal, mas quase ninguém que busca melhorar a saúde geral se interessa pelas gorduras finas do óleo de peixe.

Ela leva a sério. Essa garota consome regularmente suplementos com óleo de peixe. Uma vencedora.

Aula de ciências

Como dito anteriormente, os principais e mais ativos componentes do óleo de peixe são o EPA e o DHA. No corpo, o EPA e o DHA podem ser armazenados na bicamada de fosfolipídio das células para uso futuro. Se você consumir uma quantidade suficiente de EPA e DHA, poderá alterar significativamente a composição das gorduras que compõem a bicamada de suas células. Isso pode ter um impacto profundo nos processos que utilizam esses lipídios (gorduras) armazenados.

A natureza antioxidante e anti-inflamatória aguda relativa a exercícios do EPA e do DHA é de particular relevância. Já que exercícios e treinamentos com peso de alta intensidade provocam um aumento nas inflamações e oxidações, reduzir essa reação pode beneficiar a recuperação pós-treino. Por enquanto, as pesquisas ainda não examinaram totalmente este ângulo dos suplementos de EPA e DHA.

Talvez por ser mais interessante para pessoas que buscam desenvolver a musculatura, os suplementos de EPA e DHA são recomendados para auxiliar a síntese da proteína muscular e limitar sua degradação. Isso pode significar menos perda e mais crescimento muscular.

Agora, preste bem atenção, pois vamos aprender um pouco de álgebra.

A matemática dos músculos

A fórmula essencial de ganho muscular é aquela onde a taxa de ganho de tecido magro, ou equilíbrio proteico, é a taxa de síntese menos a taxa de degradação. Já que o EPA e o DHA podem aumentar a síntese e diminuir a degradação, acabam agindo nas duas pontas, auxiliando na construção muscular.

Além disso, o EPA e o DHA são recomendados no auxílio da função da insulina e no aumento da absorção da glicose e dos ácidos graxos pelas células musculares. Isso pode ajudar na partição dos nutrientes para a formação de músculos e não de gorduras, melhorando a composição corporal geral e fornecendo mais combustível para os músculos durante os treinamentos.

O EPA e o DHA também são recomendados para aumentar a produção cardíaca e o volume sistólico, o que pode auxiliar no fluxo sanguíneo saudável e, possivelmente, no desempenho nos treinamentos, embora isso ainda não tenha sido comprovado.

O EPA e o DHA podem agir nas duas pontas, auxiliando na construção muscular.

Ganhe corpo

Os inúmeros suplementos de óleo de peixe possuem concentrações diferentes de EPA e DHA. Para obter os benefícios de composição corporal e metabolismo muscular desses dois ácidos graxos, consuma entre 2 a 4 g de uma combinação de EPA e DHA todos os dias.

Há algumas evidências de que consumir óleo de peixe nas refeições pode melhorar a reação anabólica às mesmas. Além disso, consumir o óleo de peixe nas refeições pode melhorar sua absorção, embora isso seja apenas especulação.

O óleo de peixe - o EPA em particular - demonstrou trabalhar sinergicamente com o HMB na redução da degradação proteica muscular. Já que o EPA pode aumentar a síntese proteica muscular, também pode ser útil se consumido com leucina, BCAAs ou com proteína do soro do leite, que também auxiliam na síntese proteica muscular.

Obviamente, você também pode adicionar o óleo de peixe aos seus suplementos de costume (como polivitaminas).

Às compras

Como regra, recomendo a compra de suplementos de marcas que forneçam análises laboratoriais de seus produtos. Isso garante que o que está escrito no rótulo está contido no frasco.

Já que a maioria dos benefícios do óleo de peixe vem do EPA e do DHA, procure suplementos que contenham uma alta concentração destes ácidos graxos.

O óleo de peixe é bem tolerado pela maioria das pessoas, embora haja alguns efeitos colaterais que podem ocorrer. Estes podem incluir sangramento excessivo se o produto for consumido em altas doses - muito acima do recomendado aqui. Isso ocorre graças à capacidade do óleo de peixe de quebrar os coágulos sanguíneos em altas concentrações.

Algumas pessoas são alérgicas ao óleo de peixe e não devem consumi-lo.

Talvez, o efeito colateral mais comum relativo ao consumo do óleo de peixe seja o desconforto gastrointestinal. Muita gente também apresenta arrotos desagradáveis ao consumir óleo de peixe. Se este for o caso, procure usar um produto com cápsulas com revestimento entérico, o que deve reduzir a alta incidência de arrotos.

Lembre-se de sempre consultar seu médico antes de iniciar o consumo de um novo suplemento.

Adicione peixe ao seu cardápio

O peixe é uma fonte fantástica de gorduras essenciais, especialmente EPA e DHA. Exceto para aqueles que adoram pescar todos os dias, o suplemento de óleo de peixe é uma das melhores maneiras de se obter os inúmeros benefícios das gorduras essenciais do peixe para a saúde e para a construção muscular.